É consenso entre os professores, pesquisadores e até estudantes de física de que algo precisa mudar. Não podemos tentar explicar a natureza que está ao nosso redor usando quadro, caneta e saliva apenas. A física é muito mais do que isso. E nosso aluno tem o direito de conhecer essa física, o direito de responder aos questionamentos fundamentais sobre "como" as coisas funcionam ao seu redor, questionamento esse que o destingue do seu cachorro. É nesse sentido que caminha o ensino de ciências "pós-moderno". O caminho provavelmente passa pela interdisciplinaridade. Não há como falar de natureza sem passar por quase todas as ciências, incluindo as ciências humanas. Afinal, a natureza que conhecemos é vista e interpretada por nós através de uma visão extremamente influenciada por nossa visão de mundo, nossas concepções. Não há como alguém que tenha uma visão determinística de mundo (característica, por exemplo, de um simpatizante da filosofia positivista) estudar a mecânica quântica e todas as suas "incertezas". O psicológico e o social também influenciam na nossa visão da natureza e portanto são variáveis físicas.
Qualquer tentativa de quebra de paradigmas, de rompimento com a inércia e a chatice do quadro e piloto, qualquer tentativa de "reencantar" as aulas de física devem ser louvadas.
Eu, particularmente, sou um apaixonado por artes em geral. Acho fantástico quando um professor consegue mostrar a arte da física ou a física da arte. Sou, como schenberg, um defensor efusivo de que FÍSICA É UMA ARTE. O curso de física deveria ser no CAC.
Unindo a necessidade de mudanças no ensino de física ao meu amor pela arte, venho pesquisando sobre a possibilidade de conectar arte e ciência durante as aulas. Elas existem. E são muitas. Vou então aqui tentar postar algumas dessas possibilidades.

A propósito, sem querer ser indelicado, dê-nos licença.
Deixe-nos falando sozinhos.

1 Comment:

  1. Anônimo said...
    Seria bem interessante dividir o espaço do CAC com vocês.
    Também gostei da ideía de misturar física e arte, podemos conversar sobre isso...

Post a Comment




 

Layout por GeckoandFly | Download por Bola Oito e Anderssauro.